Educação · janeiro 5, 2023 0

Lista de vestibulares mais e menos concorridos do Brasil

Os vestibulares estão chegando e com isso muitos estudantes já estão se preparando para disputarem uma das vagas oferecidas pelas instituições de ensino que oferecem todos os anos milhares de vagas em diferentes cursos.

O Enem é um dos vestibulares mais divulgados e concorridos do Brasil, através dele é possível que os estudantes consigam disputar uma vaga em qualquer universidade publica do país.

Todo começo de ano é divulgado novas inscrições para o Enem para que os vestibulandos se preparem para as provas do final do ano que são de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação.

Todos os anos milhões de brasileiros se inscrevem para a realização da prova do Enem para conseguirem tirarem uma boa nota e com isso conseguirem através do SISU conquistarem uma vaga em alguma instituição publica de ensino superior, que utiliza o SISU como forma de seleção.

Fora o Enem existem outros vestibulares que possibilitam os estudantes a conseguirem uma vaga em instituições de curso superior, que são:

  • FUVEST;
  • UNESP;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (faça a matrícula RJ 2023);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Minas Gerais.

Essas são certamente os vestibulares mais concorridos do Brasil. estudar em uma instituição publica e de renome é o sonho de milhões de Brasileiros que estão finalizando o ensino médio e sonham em ser aprovados em um bom vestibular. Devido a isso esses são os cinco vestibulares mais concorridos do Brasil, em universidades fenderias e estaduais.

Devido a enorme concorrência a ser disputada nos vestibulares das universidades publicas muitos alunos preferem evitar essa pressão e luta por uma vaga para procurarem vestibulares menos concorridos e se dedicarem a eles. Diante disso, separamos algumas dicas para você que quer se inscrever em um vestibular menos concorrido.

  • Escolha faculdades particulares;
  • Avalie a possibilidade de estudar em instituições do interior;
  • Fique de olho na média de vagas oferecidas pelas instituições e o número de inscritos;
  • Verifique a existência de cotas;
  • Veja opções de ensino EAD.

Essas são dicas essenciais para quem busca uma pequena concorrência no ingresso ao ensino superior. Uma faculdade particular não significa baixa qualidade de ensino, mas em instituições privadas é possível ter uma menor concorrência devido ao tamanho da rede privada que é bem maior que a pública.

As instituições do interior possuem mais vagas pois geralmente as pessoas colocam o seu foco na capital e deixam sobrar inúmeras vagas em instituições do interior. Fazer um estudo prévio sobre as vagas oferecidas por cada instituição e uma media do numero de inscritos possibilita saber se a concorrência vai ser tranquila ou não para os candidatos que vieram a se inscrever.

Se você se enquadrar em alguma cota porque não usar? Ela faz com que a concorrência não seja tão desleal. E não menos importante que as outras informações, o ensino EAD é uma excelente opção e ainda permite que os alunos consigam conciliar muitas coisas com o estudo.

Confira também sobre a matrícula SIEPE 2023!