Uncategorized · abril 28, 2021

Como utilizar a página do participante do SISU

Acessando o SISU página do participante os candidatos podem realizar uma série de procedimentos. Desde a inscrição até a consulta dos resultados. Todas as principais consultas são no SISU página do participante. Entenda mais sobre o programa e suas funcionalidades.

Entenda o funcionamento do SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma criação do Governo Federal e conta com a administração do Ministério da Educação (MEC). O propósito do programa é o de ofertar vagas em universidades públicas para os participantes do ENEM.

Podem se inscrever e concorrer a uma oportunidade, os candidatos que realizaram a prova no ano anterior e pontuaram mais do que zero na redação e pelo menos 450 pontos no conteúdo objetivo.

Depois de escolher até duas opções de cursos e instituições, por ordem de preferência, o estudante disputa com outros milhares de pessoas as vagas disponibilizadas pela universidade. São classificados aqueles que obtiverem as melhores pontuações.

Na disputa ainda há cotas SISU,  para negros, índios e pessoas de baixa renda, benefício garantido por Lei. Ao todo, são mais de 235 mil vagas disponíveis em 68 instituições de ensino, apenas no primeiro semestre. Na outra metade do ano, quando o sistema continua com SISU segundo semestre, as oportunidades giram em torno de 57 mil.

Quando usar a página do participante SISU?

Em tempos de vestibular os estudantes se dedicam intensivamente as provas. E o ENEM é o principal exame avaliatório do país, podendo dar oportunidades em diferentes programas. Um deles é o SISU.

Por isso, quando abrem as inscrições SISU no sistema o site costuma ficar congestionado, pois muitas pessoas acessam simultaneamente o portal. Saiba, quando usar a página do participante SISU e os períodos em que o site estará disponível para cada etapa:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro;
  • Resultado da chamada: 28 de janeiro;
  • Período para participar da lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Período de inscrições segundo semestre: 04 a 06 de junho;
  • Resultado da chamada: 10 de junho;
  • Período para participar da lista de espera: 11 a 17 de junho.

Não há motivo para correria. Sabendo que existe um limite de dias até o portal fechar as inscrições e o acesso a demais informações o estudante pode ficar mais tranquilo.

As datas citadas acima têm como base a última edição do programa e são as fases em que obrigatoriamente o candidato deve acessar o seu login na página do participante.

Funções do SISU página do participante

O primeiro acesso ao site do SISU pode ser para leitura das informações, confirmação de como funciona o programa e etc. No entanto, para realizar procedimentos relacionados a candidatura por uma vaga é preciso acessar a página do participante.

Dentre outras, as funções do SISU página do participante são:

  • Preenchimento da ficha de inscrição com inserção dos dados e escolha dos cursos e instituições;
  • Consulta da nota de corte e posição de classificação;
  • Consulta dos resultados da disputa;
  • Inscrição na lista de espera SISU.

Depois da lista de espera as etapas seguintes acontecem de forma presencial ou são feitas diretamente pela universidade. Por exemplo, se convocado para as vagas remanescentes a instituição entra em contato com o candidato.

Consulta de resultados no SISU página do participante

Abaixo, veja um exemplo de acesso ao portal do participante para a realização da consulta de resultados no SISU página do participante.

Vale lembrar que o processo é permitido a partir da data definida no calendário do programa. Aprenda como verificar sua classificação:

  • Acesse o site do SISU e clique em ‘Ver meu boletim’;
  • Informe o login e senha já registrado;
  • Verifique as informações sobre a sua classificação e se conseguiu a vaga desejada. Caso não tenha sido selecionado há possibilidade de se candidatar na lista de espera.